Quando falamos em ciclistas é bom lembrar que nem sempre quem pedala uma bicicleta sabe o que é ciclismo, alguns desconhecem totalmente as normas no trânsito.

Ciclista como seguir na faixa?

Por ser um meio de transporte ou lazer que não tem motor, muitos acham que podem andar como quiser, “negativo”, existem normas, obrigações e responsabilidades, manter sua segurança e dos demais ciclistas na via, mesmo cuidado com pedestres e automóveis. É fácil andar por aí e notar pessoas pedalando na contra mão, em cima de calçadas, sem nenhum equipamento básico de segurança.

E como educar essas pessoas fazendo um trânsito seguro?

Cada pessoa na rua faz parte do trânsito, o grande mal de boa parte da população é achar que acidente só acontece com os outros, isso é a teoria mais absurda que se pode imaginar, até porque acidente não acontece, não importa como mais sempre ele é provocado por alguma falha, e na maioria das vezes falha humana, isso é sério e devemos sempre ter atenção em tudo e em todos!

Sempre existem a procura dos culpados, alguns dizem que a culpa é do governo que não investe em ciclovias, outros que os carros não respeitam o ciclista, alguns ciclistas distraídos se omitem de sua própria segurança arriscando pelos meios de rodovias, avenidas ou mesmo na rua.

Basta bom censo, se colocar no lugar do outro e pensar por alguns segundos que seja, para descobrir que nem sempre podemos viver num “quase acidente” ou “essa foi por pouco”, porque de repente em um espaço tão curto de tempo você pode perder a sua segunda chance!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *